Mulheres

Chapada dos Guimarães - MT

Lobas Gordas - Coletivo Gordas Xômanas

Esse ensaio foi de explodir a internet toda! hahaha


Mulheres gordas e nuas no cerrado foi um dos trabalhos mais importantes e significativos que eu fiz!

Eu estava iniciando o projeto Lobeiras, fotografando mulheres nuas em conexão com a natureza e sua loba interna, e claro que eu e Malu nos unimos mais uma vez pra ousar e causar!

Se a gente não vê ensaios de pessoas gordas por aí, de pessoas gordas e nuas a gente não vê mesmo. E foi a primeira vez de todas nós... 

A locação escolhida foi pensada pra trazer a força e potência do cerrado, e sua formação rochosa. Essa conexão da grandiosidade da Chapada, com esses corpos grandiosos.

A ideia foi unir tudo isso, sob a luz do amanhecer!

Fomos pra locação antes das 5h da manhã, sol nascendo e aquele friozinho na barriga.

A luz suave contrapõe a força e diminui os contrastes, que esses corpos já vivem. As pedras, em sua magnitude trazem a potência dessa luta. E a leveza da conexão entre elas traz a suavidade que buscamos, diminuindo as feridas já causadas por nossa sociedade gordofóbica!


Pra essas mulheres, tirar a roupa foi um passo imenso em direção à libertação. Mostrar aquilo que sempre tentaram esconder, e que nos foi imposto... se enxergar desnuda e vulnerável, mas através de um olhar carinhoso e cuidadoso!

Cada trabalho que fazemos juntas requer preparo. Não é simplesmente agendar o ensaio, ir pra locação e fotografar.

Estamos falando aqui de corpos que não são permitidos a viver uma experiência como essa. De mulheres que mal se olham nuas no espelho. De histórias de muita dor e sofrimento. Requer preparo!

Esse ensaio foi realmente transformador, pra mim e pra elas! 

Cada vez que me proponho a estar em situações nunca antes vividas, vou caminhando mais firmemente em direção ao que busco... que é fotografar pessoas e corpos reais, ver beleza além dos olhos, proporcionar uma experiência verdadeiramente transformadora às mulheres, e me transformar também.


Acho que estamos no caminho certo!